Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Resultado da Busca

A busca para o autor ou coautor encontrou: 2 resultado(s)


O desmame precoce como fator intensificador da morbimortalidade infantil

Early weaning as an intensifying factor of child morbimortality

Caroline Oliveira Soares; Marcela Cristina Moraes Oliveira; Marcus Renato Carvalho; Beatriz Oliveira Duarte; Clara Perini Fiorot; Débora Casanova Motta; Eduarda Goto Machado; Felipe Souza Oliveira; Karina Oliveira Caneca; Nathália Élika Araújo; Sarah Azevedo Andrade

Revista de Pediatria SOPERJ - V.22, Nº2, p77-86, Junho 2022

Resumo

INTRODUÇÃO: O cenário do desmame precoce torna-se uma preocupação para os profissionais de saúde, uma vez que a amamentação confere proteção contra infecções, relaciona-se a um maior QI, possui ação protetora sobre a internação hospitalar por infecções respiratórias e gastrointestinais, além de reduzir o risco de alergias e a ocorrência de sobrepeso, desnutrição, doenças cardiovasculares e diabetes nos lactentes e crianças. Assim, torna-se fundamental o estudo da relação entre o aleitamento materno exclusivo e a redução da morbimortalidade infantil por causas evitáveis.
OBJETIVOS: Reunir dados que comprovem a relevância do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade do lactente e promover maior acesso social a informações referentes ao desmame precoce.
FONTES DE DADOS:
1. 1 livro com o tema "bases científicas da amamentação", disponível na biblioteca do Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG) e da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
2. Informações coletadas em artigos publicados nos últimos 25 anos e acessadas nas bases de dados SciELO, MEDLINE, PubMed, The Lancet, Jornal de Pediatria e ResearchGate.
CONCLUSÕES: A amamentação confere proteção contra infecções gastrointestinais e respiratórias, por favorecer a formação do sistema imune e a colonização do trato gastrointestinal, além de ser uma prática protetiva contra a infecção por SARS-Cov 2, devido à transferência passiva de anticorpos maternos para o lactente. Nessa seara, o desmame precoce está associado à elevada incidência da morbimortalidade infantil. Visto isso, ampliação da amamentação pode prevenir aproximadamente 823.000 mortes de crianças anualmente.


Palavras-chave: Desmame. Aleitamento Materno. Mortalidade Infantil. Indicadores de Morbimortalidade.

Relevância das Ligas Acadêmicas no Contexto de Pandemia: uma avaliação da eficácia das atividades remotas

Relevance of Academic Leagues in the Pandemic Context: an assessment of the activity of remote activities

Marcela Moraes Oliveira; Caroline Oliveira Soares; Giuseppe Carmine Pastura; Cecilia Novelli Mendes; Ruth FIszon Zagarodny; Clara Perini Fiorot; Taynara Martins Montalvão; Sarah Azevedo Andrade; Felippe Souza Oliveira; Guilherme Sant'Anna Lira; Beatriz Oliveira Duarte

Revista de Pediatria SOPERJ - V.23, Nº2, p1-7, Junho 2023

Resumo

INTRODUÇÃO: No contexto da pandemia da Covid-19, as ligas acadêmicas assumiram um novo papel na formação do conhecimento mediante à promoção de atividades online e do contato interpessoal, por meio de reuniões periódicas via internet que abordam temas relevantes no âmbito de inserção da Liga.
OBJETIVO: O estudo atual visa analisar a eficácia das atividades remotas promovidas pelas Ligas Acadêmicas na formação de conhecimento durante a época de pandemia por SARS-CoV-2 e isolamento social.
MÉTODOS: Aplicação de questionários virtuais a alunos de graduação que participaram das aulas online promovidas pela Liga Acadêmica de Pediatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LAPed-UFRJ) no segundo semestre de 2020. Desta forma, foi avaliada a contribuição das aulas para o processo de aprendizagem dos alunos por meio da conferência do número de acertos às mesmas questões, antes e após o contato com os temas ofertados pela LAPed-UFRJ. A pesquisa foi realizada em 3 dias distintos e contou com a participação de 101 graduandos. Como critério de inclusão era necessário que os participantes, obrigatoriamente, pertencessem a algum curso de graduação na área da saúde.
RESULTADOS: Os resultados demonstram que o número de acertos a questões aumenta após a participação das aulas promovidas pela liga.
CONCLUSÃO: As Ligas Acadêmicas assumem grande relevância no processo de ensino e aprendizagem do corpo discente, além de permitir a troca de experiências e vivências a partir da abordagem de temas que não seriam oferecidos aos ligantes em seus respectivos cursos de graduação.


Palavras-chave: Educação. Pediatria. Estudantes